Paulo Cesar Rodrigues Amoreira

Área de Atuação

Saúde

Funções

Descrição curta

Premiado no PRÊMIO FOMENTO CULTURA E ARTE DO CEARÁ – LEI ALDIR BLANC CEARÁ (2020), na categoria Trajetórias, pelo projeto “Vida, Arte e Cultura Digital - ou Como Viver em Encantamento: A Trajetória de Paulo Amoreira”. É Educador, Fotógrafo, Designer, Dramaturgo, Romancista e Artista Transmidiático. É Chief Experience Officer da Malemolência narrativas criativas. É Designer de Experiência da ESP/CE

Compartilhar

Dados profissionais

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8279020007266296

Grau acadêmico: Graduação

Categoria profissional: Artes e Design Comunicação e Informação

Especialidade(s): Design de Experiência de Usuário, Cinema e Audiovisual / Produção audiovisual, Produção Cultural, Multimídia / Produção Multimídia, Rádio e TV, Artes Plásticas, Design Gráfico, Fotografia, Publicidade e Propaganda / Produção Publicitária

Descrição

Há mais de 35 anos atua profissionalmente produzindo conteúdos artísticos e comerciais para múltiplas mídias. É Designer de Experiência do Laboratório de Inovação da ESP/CE. Trabalhou durante 15 anos em Agências publicitárias e veículos de comunicação nos setores de Criação, Marketing e Comercial. É Educador, Fotógrafo, Designer e Artista Transmidiático (produz conteúdo artístico e comercial para múltiplas plataformas). É Chief Experience Officer da empresa MALEMOLÊNCIA – narrativas criativas, voltada para comunicação integrada, produções transmidiáticas e projetos criativos.

Estudou Cinema e Dramaturgia no Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Cultural. É graduado em Produção Multimídia na Universidade do Sul de Santa Catarina.

Foi um dos fundadores e produtores do cineclube Cineme-se (1987 - 1999), que manteve intensa atividade de exibição e eventos sobre cinema no Centro Cultural Dragão do Mar, com destaque para as mostras/seminários "Todo Glauber", "Panorama Documental - Mundo, América Latina e Brasil" e "Cinema Marginal".

Participou ativamente de todas as primeiras conferências de cultura (municipal, estadual e nacional) para criação do Sistema Nacional de Cultura. Foi Delegado da Região Nordeste na 1ª Setorial de Arte Digital (2013), Conselheiro de Arte Digital no Conselheiro de Arte Digital do Conselho Nacional de Políticas Culturais - CNPC (2014 - 2015), Conselheiro de Arte e Cultura Digital do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará - CEPC (2016-2017)

É membro fundador da Academia da Incerteza, grupo cultural literário-filosófico com mais de 12 anos de atuação.

Colaborou com a criação de espaços e equipamentos de arte e cultura, tais como:
- Oficina de Quadrinhos e Cartum da UFC
- Fórum de Cultura Digital de Fortaleza (2008 - o primeiro do país)
- Laboratório de Mídias Interativas (atual Escola Pública de Arte e Cultura Digital - EPACD (2020) da Vila das Artes, da qual é membro do corpo consultivo)
- Gibiteca Municipal de Fortaleza
- Fórum de Quadrinhos do Ceará
- Fórum de Fotografia do Ceará

Foi um dos criadores de Eventos Culturais de grande relevância no campo da Arte e Cultura, como:
- 1º FORLANS Torneio de Jogos Eletrônicos de LanHouses de Fortaleza (2007), evento produzido pela Fundação Cultural Nipônica Brasileira
- deVERcidade - mostra de fotografia e artes visuais (2005, 2006 e 2009), evento do Instituto da Fotografia - IFOTO.

Foi representante do Ceará no Laboratório de Mídia Tática Brasil (2003), evento ligado ao festival Next Five Minutes. Na ocasião, levou trabalhos de artistas cearenses para expor na sala do seu coletivo, juntamente com sua produção de intervenção urbana e arte sonora. O MTB Brasil foi um evento seminal que reuniu centenas de artivistas de vários lugares do mundo, que atuavam no campo das Mídias Táticas, Arte Digital e Cultura Digital - o evento foi um dos catalisadores para o surgimento de grandes inovações nas políticas públicas voltadas para a Arte e Cultura Digital e midiativismo.

Foi Coordenador de Arte Cultura Digital da Funcet e da Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULT FOR (2005-2010).

Durante sua atuação na gestão pública municipal, nas coordenações de Fotografia, Mídias Digitais e de Arte e Cultura Digital, onde atuou na Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza e, depois, na SECULT FOR (2005 à 2010), criou os primeiros editais públicos de Arte e Cultura Digital do Brasil - "Edital de Mídias Digitais" e "Edital de Arte e Cultura Digital" -, documentos que serviram de referência na construção dos primeiros editais nacionais para o setor.

Foi Coordenador Técnico de Cultura Digital do Centro Urbano de Arte, Ciência e Esporte - CUCA Barra, centro de juventudes periféricas, durante 5 anos. Nessa instituição, criou os primeiros itinerários formativos extensivos (+200h/a) públicos nas áreas de Games, WebTV, Ilustração e Fotojornalismo, além de cursos intensivos e vivências em mídias digitais, comunicação/design, audiovisual e fotografia.

Entre outros trabalhos, dirigiu e fez a concepção cênica da peça “Lilith Antes de Eva”, de Juliana Sales(2004), e do espetáculo musical "Sementes de Sentido" (2007), da banda O Jardim das Horas; adaptou para teatro de rua a peça “A Farsa do Mestre Panthelin” (1994); ilustrou o conto de Moreira Campos “Dizem que os Cães Veem Coisas” (1995); criou a vídeo-áudio instalação “Solitaire” (parceria com Uirá dos Reis e Vitória Bermajo, 2006); a vídeo-instalação “Dançar com a Luz” (V Bienal Internacional de Dança do Ceará, 2005); a vídeo-instalação “Quando eu te disser das coisas minhas” (Alpendre, 2004); fez o storyboard do curta “Rifa-me”, de Karin Aïnouz (2005); criou o roteiro, storyboard e dirigiu o curta “Até que AMORte não separe” (2000) e realizou os vídeos “Mídia Tática” (2003), "Trovoada"(2015), "Pulsão" (2016); "Seixo" (2016), "Solitaire" (2016) e "Sonhário" (2018) - contemplado com prêmio de melhor fotografia do 3º Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro - FestFilmes. Desde 2002, produz obras artísticas e comerciais que dialogam com outras linguagens, como Artes Visuais, Arte Digital / Arte Interativa, Dança e Literatura.

Tem experiência na Criação e Gestão de Projetos e liderança de equipes; Realização Audiovisual – Roteiro, Produção e Direção; Curadoria de Mostras e Festivais; Produção de Eventos de Formação; Coordenação Pedagógica e Elaboração de Projetos Pedagógicos (principalmente junto a públicos em situação de vulnerabilidade) e Articulação com entidades dos setores públicos e privados. Colaborou na curadoria do 69º Salão de Abril. Foi professor conteudista da disciplina “HQs no Contexto Digital: Webcomics, HQtrônicas e HQ Transmídia” da Coleção Quadrinhos em Sala de Aula: estratégias, instrumentos e aplicações, em EaD, e ministrou a vídeo aula "Cultura e Arte Multiplataforma - como estar presente das redes digitais" no curso "Capacitação de Agentes Culturais: estratégias de cultura e arte para o futuro" (2020), ambos da Fundação Demócrito Rocha. Atuou ainda como consultor e avaliador de projetos culturais para instituições públicas e privadas, tais como Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Ceará, Instituto Cultural Iracema, Secretaria de Cultura de Fortaleza, Petrobras e Itaú Cultural.

palavras-chave: design, inovação, comunicação e marketing, cultura, arte, direitos humanos e sustentabilidade, transmídia, mídia tática, narrativas criativas, dramaturgia, tecnologia, arte digital, multimídia, projetos criativos.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha